Objetivos Gerais
O Ensino Fundamental I visa proporcionar ao educando a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades como elementos de autorrealização e preparação para o trabalho, para o exercício consciente da cidadania, além de promover a educação moral, social, cívica e física, fortalecendo-lhe o sentimento de brasilidade dentro dos princípios e ideais de solidariedade humana.
Nossos educadores trabalham de forma a estimular o desenvolvimento das habilidades e competências de nossos alunos para que os mesmos consigam construir conhecimentos apoiados nos 4 pilares apresentados pela UNESCO para a Educação do Século XXI: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a conviver e aprender a ser.
Grade Curricular
É organizado em Componentes Curriculares, divididos em Base Nacional Comum e Parte Diversificada, compondo 30 aulas semanais:
Base Nacional Comum:
Língua Portuguesa - 08 aulas semanais;
Arte - 02 aulas semanais;
Educação Física - 02 aulas semanais;
Ciências - 02 aulas semanais;
Matemática - 07 aulas semanais;
História - 02 aulas semanais;
Geografia - 02 semanais;
Parte Diversificada:
Inglês - 02 aula semanal
Ensino Religioso - 01 aula semanal
Pensamento Computacional - 01 aula semanal
Projeto de desenvolvimento individual - 01 aula semana
Objetivos Gerais
O Ensino Fundamental II visa proporcionar ao educando a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades como elementos de autorrealização e preparação para o trabalho, para o exercício consciente da cidadania, além de promover a educação moral, social, cívica e física, fortalecendo-lhe o sentimento de brasilidade dentro dos princípios e ideais de solidariedade humana.
Nossos educadores trabalham de forma a estimular o desenvolvimento das habilidades e competências de nossos alunos para que os mesmos consigam construir conhecimentos apoiados nos 4 pilares apresentados pela UNESCO para a Educação do Século XXI: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a conviver e aprender a ser.
Grade Curricular
É organizada em Componentes Curriculares, divididos em Base Nacional Comum e Parte Diversificada, compondo 30 aulas semanais:
Base Nacional Comum:
Língua Portuguesa - 04 aulas semanais
Produção de Texto - 02 aulas semanais
Arte - 02 aulas semanais
Educação Física - 02 aulas semanais
Ciências - 03 aulas semanais
Matemática - 05 aulas semanais
História - 03 aulas semanais
Geografia - 03 semanais
Parte Diversificada:
Pensamento computacional - 01 aula semanal
Inglês - 02 aulas semanais
Espanhol - 01 aulas semanais
Ensino Religioso - 01 aula semanal
Projeto de desenvolvimento individual - 01 aula semanal
O que é o Novo Ensino Médio
Por que um Novo Ensino Médio?
O jovem que vive às portas da terceira década do século XXI não pode continuar repetindo a sua justa pergunta: “Para que eu estou aprendendo isso? ”. Os anseios desses estudantes estão a cada ano em maior descompasso com um Ensino Médio que não considera a necessidade de trazer significado para todos os conhecimentos, o protagonismo, a responsabilidade, os projetos de vida e as escolhas dos próprios alunos.
Por acreditar – sem desconsiderar as muitas dificuldades externas às escolas – que promoveremos um desenvolvimento mais integral dos jovens, é que o Sistema de Ensino pH já começou a trabalhar profundamente para esta transição.
Em 2014 o MEC e os Conselhos Estaduais de Educação iniciaram as discussões do Plano Nacional de Educação, que prevê a renovação do Ensino Médio, com abordagens interdisciplinares e currículos flexíveis.
Três anos depois, em 2017, a mais importante lei da educação básica brasileira – a Lei de Diretrizes e Bases (Lei nº 13.415/17) – foi alterada consolidando as mudanças nesse segmento.
Nossos alunos passam a ter suas horas nesse segmento divididas em Formação Geral Básica e Itinerários Formativos, além de ter a carga horária anual ampliada progressivamente.
O currículo do Ensino Médio foi reelaborado para que as habilidades e competências expressas na Base Nacional Comum Curricular sejam desenvolvidas na Formação Geral Básica.
A Formação Geral é obrigatória e comum a todos os alunos e alunas da escola. Nela, respondemos à pergunta prática: Qual é o mínimo que todo estudante brasileiro precisa desenvolver de habilidades e competências ao longo do Ensino Médio?
O Sistema pH conservou todos os componentes curriculares tradicionais das 4 áreas do conhecimento: linguagens e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e sua tecnologias e ciências humanas e sociais aplicadas.
Os Itinerários Formativos são a grande novidade do Novo Ensino Médio.
Essa é a parte que permite maior flexibilização no currículo do segmento, pois os estudantes têm a possibilidade de escolher quais dos itinerários oferecidos pela escola eles irão cursar, de acordo com seus projetos de vida e interesses pessoais.
Os itinerários contemplam todas as áreas do conhecimento, por isso, seus módulos são organizados em 2 itinerários formativos:
Itinerário 1 – Linguagens e Ciências Humanas
Itinerário 2 – Matemática e Ciências da Natureza
O aluno deverá escolher um dos itinerários para cursar durante o ano letivo.