Nossa História

image65

Escola Técnica de Comércio Nossa Senhora da Candelária

  A Escola Técnica de Comércio Nossa Senhora da Candelária foi fundada no dia 28 de agosto de 1958 por iniciativa do Padre Carlos Menegazzi. Matérias na Tribuna da época informam que a cidade tinha uma população escolar de 2 mil pessoas e o novo colégio representava uma alternativa para os alunos que precisavam trabalhar. 

image66

A cidade passava por um período de desenvolvimento industrial e não havia qualquer ensino profissionalizante. Sendo assim, primeiramente, aconteceu o cursinho preparatório de admissão e no dia 2 de março de 1959, as aulas tiveram início, à noite, no prédio que abrigava o grupo escolar Randolfo Moreira Fernandes (na época, dirigido por Milton leme do Prado).

Feita uma seleção previa, a classe 1° ano básico (correspondente ao ginásio) foi formada por 38 alunos e a do curso técnico (que formava contadores) por 18 pessoas. O Padre Carlos ficou com a administração geral do estabelecimento, acompanhado pela professora Yolanda Steffen (diretora de estudos).

image67

Levantamento feito pela fundação pró- memoria de Indaiatuba mostra que, quando a escola foi fundada, cerca de 320 crianças se formaram na 4ª série e apenas 15% puderam cursar o ginásio estadual, face a isto, a procura pela escola de comercio foi grande e, em 1960, ela já contabilizava 102 alunos. Entre 1962 e 1963, Guerino Lui e Jose Luiz Teixeira de Camargo comandaram a construção do prédio próprio no terreno doado pela prefeitura, na rua padre Vicente Rizzo, onde está até hoje.

Depois do Padre Carlos, assumiram a direção da escola os padres Claret de Toledo Piza e Francisco de Paula Cabral de Vasconcelos. Em 1982, o comando passou para as mãos do professor Edjair Claro de Oliveira, que foi auxiliado por Nevil Bonachela.

Eventos especiais celebram 60 anos do Colégio Candelária

No dia 28 de agosto de 2018, o Colégio Candelária comemorou 60 anos de existência, com uma missa em Ação de Graças realizada na igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária. A missa contou com a presença de professores, funcionários, direção pedagógica, pais, alunos, ex-alunos e autoridades locais, sendo celebrada pelo Padre Marcelo Previatelli, que também é Presidente e Diretor Executivo do Colégio Candelária. 

Como parte das comemorações aos 60 anos, no dia 01 de setembro de 2018, foi realizado um baile de gala no Indaiatuba Clube, que também contou com a presença dos membros da equipe e comunidade escolar que fizeram parte da história do colégio.

Atualmente com mais de 750 alunos, do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, o colégio passou por significativa reestruturação, desde a posse de seu atual presidente, padre Marcelo. Em consonância com os valores cristãos, o colégio vem, ao longo desses sessenta anos, buscando não só uma excelente formação acadêmica, mas também a formação de verdadeiros cidadãos.

Assista a este vídeo:

Confiram a retrospectiva dos professores e funcionários que passaram pelo Colégio Candelária a longo dos seus 60 anos.