O que é o Novo Ensino Médio

Por que um Novo Ensino Médio?

O jovem que vive às portas da terceira década do século XXI não pode continuar repetindo a sua justa pergunta: “Para que eu estou aprendendo isso? ”. Os anseios desses estudantes estão a cada ano em maior descompasso com um Ensino Médio que não considera a necessidade de trazer significado para todos os conhecimentos, o protagonismo, a responsabilidade, os projetos de vida e as escolhas dos próprios alunos.

Por acreditar – sem desconsiderar as muitas dificuldades externas às escolas – que promoveremos um desenvolvimento mais integral dos jovens, é que o Sistema de Ensino pH já começou a trabalhar profundamente para esta transição.

Em 2014 o MEC e os Conselhos Estaduais de Educação iniciaram as discussões do Plano Nacional de Educação, que prevê a renovação do Ensino Médio, com abordagens interdisciplinares e currículos flexíveis.

Três anos depois, em 2017, a mais importante lei da educação básica brasileira – a Lei de Diretrizes e Bases (Lei nº 13.415/17) – foi alterada consolidando as mudanças nesse segmento.

Nossos alunos passam a ter suas horas nesse segmento divididas em Formação Geral Básica e Itinerários Formativos, além de ter a carga horária anual ampliada progressivamente.

Formação Geral Básica

O currículo do Ensino Médio foi reelaborado para que as habilidades e competências expressas na Base Nacional Comum Curricular sejam desenvolvidas na Formação Geral Básica.

A Formação Geral é obrigatória e comum a todos os alunos e alunas da escola. Nela, respondemos à pergunta prática: Qual é o mínimo que todo estudante brasileiro precisa desenvolver de habilidades e competências ao longo do Ensino Médio?

O Sistema pH conservou todos os componentes curriculares tradicionais das 4 áreas do conhecimento: linguagens e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e sua tecnologias e ciências humanas e sociais aplicadas.

Itinerários Formativos

Os Itinerários Formativos são a grande novidade do Novo Ensino Médio.

Essa é a parte que permite maior flexibilização no currículo do segmento, pois os estudantes têm a possibilidade de escolher quais dos itinerários oferecidos pela escola eles irão cursar, de acordo com seus projetos de vida e interesses pessoais.

Os itinerários contemplam todas as áreas do conhecimento, por isso, seus módulos são organizados em 2 itinerários formativos:

Itinerário 1 – Linguagens e Ciências Humanas

Itinerário 2 – Matemática e Ciências da Natureza

O aluno deverá escolher um dos itinerários para cursar durante o ano letivo.

Grade Curricular